1993
Diretoria 1993:
Presidente: Erlei Molter
Vice-Presidente: Laiandro Silvério Mayworm
Tesoureira: Valéria de Fátima Justen
Secretário: Marcela Vieira Stilpen
Coreógrafo: Romeu Raeder da Rocha
O ano de 1993 foi sem dúvida, o ano de maior importância para o Bauerngruppe, após a sua fundação.
Foi nesta data que um simples grupo de danças se tornou uma reconhecida associação, com a aquisição de documentos legais, como CNPJ, ATA de fundação e registro, Estatuto, o reconhecimento como utilidade pública por parte da câmara dos vereadores de Petrópolis e uma enorme abertura para negociações e oportunidades.
Foi em 10 de dezembro deste ano, que através da resolução de número 42, publicada pela Câmara dos Vereadores de Petrópolis que conquistamos o reconhecimento como utilidade pública.
Clique ao lado para consultar a resolução de Utilidade Publica.
Também disponível em: http://petropolis.cespro.com.br
Clique ao lado para visualizar nossa ATA de fundação.
Muitas apresentações foram realizadas neste ano:
- Bauernfest - A Festa do Colono Alemão (25/06 a 04/07/1993);
- Fribourg Kaiser Festival (14 a 23/05/1993);
- Comemoração dos 175 anos de Cascatinha;
- Ajuda na campanha contra fome na Praça da Liberdade (07/09/1993);
- I Amparo Kaiser Festival (09 e 10/10/1993);
- Deutsches Mosel Fest II no Clube Magnólia (16/10/1993);
- Abertura das Olimpíadas do Colégio São Judas Tadeu no Batalhão (17/10/1993);
- Shopping Vilarejo em Itaipava (17 e 19/10/1993);
- Camping Clube do Brasil - Barra da Tijuca - RJ - 3º Acampamento Luso Brasileiro - Integração com o Grupo Folclórico Português Vasco da Gama (12 e 18/12/1993);
- Festa de Natal do Grupo Folclórico Germânico Bergstadt no Antínoo (17/12/1993);
- Festa de final de ano da GE Celma no Celminha (18/12/1993); e
- Festa de final de ano na casa do Sr. Celso Schmid (26/12/1993).
A diretoria muito empenhada realizou o novo Brasão do Grupo, que foi aceito democraticamente por todos.
Nosso segundo brasão foi confeccionado em 1993 e trouxe uma nova formulação trazendo o nome Bauerngruppe na cor vermelha no topo, com estilo gótico. Logo abaixo, aparecem sobrepostos dois brasões:
- BRASÃO DE PETRÓPOLIS:
Na parte superior, o emblema de D. Pedro II. PII em ouro, sob a coroa imperial do monarca, em chefe. Um manteler em ouro contém a águia Prussiana (em 1845 e região entre os rios Rheno, Mosela, Soar e Nabe fazia parte da Prússia Ocidental).
- BRASÃO DA RHENANIA-PALATINADO:
Simboliza 3 regiões de domínio dos Príncipes-Arcebispos, eleitores de Reis do Sagrado Império Romano-Germânico. Um manteler em preto, elevando-se em ponta um leão em ouro coroado e armado em vermelho, sobre um campo de prata, simbolizando Trier, a cidade mais antiga da Alemanha, fundada pelo Imperador Augusto, no ano de 15 a.c. A roda em prata, identifica Muinz, Moguntia - a Moguntiacum dos romanos sede de legiões do Império Romano, no tempo de seu domínio.
Foto-Arquivo pessoal cedido por Raquel Fernandes.
Foto-Arquivo pessoal cedido por Iara Troyak.
Sobreposto o brasão da Renânia-Palatinado, o brasão de Petrópolis tem o sentido do presente sobre o passado da história da cidade Imperial. Nota-se que não foram incluídos nos brasões os ornatos exteriores. No campo superior fora do brasão encontram-se uvas lembrando que a Renânia é um centro de vinicultura e no canto abaixo também fora do brasão de Petrópolis, hortênsias, lembrando a tradição da cidade de Petrópolis, como "Cidade das Hortênsias".
O nosso estandarte foi confeccionado em tecido branco com bordado industrial.
Resgate histórico realizado por Maristela Manso.
A imagem digital deste brasão foi criada em 2021, em função da comemoração de 30 anos desta associação, por Igor Plumm e Darvin Schanuel.
Foto-Arquivo pessoal cedido por Eugênia Bomfim.
O Bauerngruppe foi atração na abertura da festa do Sesquicentenário de Petrópolis, veja na integra abaixo recortes de jornais noticiaram este evento:
Jornal-Arquivo - Cedido por: Valéria de Fátima Justen
Também fomos atração na Bauernfest. Um grande destaque ao nosso grupo pela alegria e prazer em dançar, sempre buscando envolver o público nesse espírito festivo.
Recortes de Jornal-Arquivo - Cedido por: Valéria de Fátima Justen
A diretoria de 1993 teve muito trabalho. Iniciaram o ano reestruturando todos os contatos, inclusive com outros grupos e estabeleceram estreitas relações com órgãos públicos de Petrópolis.
Elaboraram nosso próprio material de divulgação, como por exemplo, cartões de visita, papel e envelopes timbrados, históricos, entre outros.
Cadastraram o Bauerngruppe em órgãos de interesses culturais, como por exemplo, Instituto Gouthe, Casa da Juventude de Gramado, Centro Cultural Eintracht, Consulado Alemão, etc.
Posamos para a capa do quinto disco da Banda Germânica de Blumenau.
Conseguimos finalizar este ano com um grupo muito bem entrosado, procurando manter a união, com ações justas e imparciais em todos os sentidos, dando oportunidades iguais a todos e como consequência, conquistamos respeito, admiração e aplausos por todos os lugares por onde passamos.