Maristela Manso
1ª Dançarina da Bauernfest

FB_IMG_1561420520512-removebg.png

Maristela Manso é fundadora e dançarina do Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis.

Maristela Manso é natural de Petrópolis - RJ, descendente das famílias Wendling e Esch, pioneiras na colonização de Petrópolis. Exerce o magistério, graduada em Pedagogia, História e Pós-Graduada em Ensino Religioso.

Assídua e frequentadora da "Festa do Colono", quando o clube 29 de Junho teve a audaciosa iniciativa no final da edição do ano de 1990 de formar um núcleo de dançarinos petropolitanos, atendeu prontamente ao convite sendo assim a primeira voluntária a dançarina da Bauernfest. Além de fazer parte do primeiro núcleo de dançarinos petropoloitanos, é fundadora de mais de dois grupos folclóricos e a única participante do núcleo pioneiro que permanece initerruptamente dançando até os dias atuais.

    Em junho de 2009, por ocasião do "Jubileu de Ouro" do

           honrado Clube 29 de Junho, foi condecorada com a

           medalha comemorativa deste, pelo seu empenho e

               dedicação no resgate e manutenção do folclore

           germânico e recebeu o título de 1ª Dançarina da Bauernfest, sendo a representante oficial da tendência folclórica que se desenvolveu no campo da dança e que tornou aspecto legal somente a partir de 1990.

Desde então tem feito parte de todas as edições da festa, recebendo com carinho e alegria todos aqueles que visitam Bargo Germânico em busca de felicidade, diversão e história.

Além de divulgar o evento durante todos os anos, apresentando o título nas viagens que faz com o grupo folclórico por diversos lugares do Brasil.

Foto-6.2-Momento-de-entrega-da-faixa-pel

Maristela recebendo a faixa de 1ª dançarina, pelas mãos de Emygdia Hoelz, então presidente do Clube 29 de Junho em 29 de junho de 2009.

O título de primeira dançarina da Bauernfest foi criado e idealizado exclusivamente com a finalidade de valorizar e preservar a história do dançarino folclórico germânico da cidade. 

Ainda na pretensão de perpetuar a trajetória e a participação daqueles que se dedicam incansavelmente a prática da dança enriquecendo e agregando o evento que comemora o pioneirismo da colonização germânica.

História da Bauenfest - Vídeo exibido na edição virtual da Bauernfest 2020.