Brasão 2021PGN.png

Museu Virtual do Bauerngruppe

          O acervo digital do Museu Virtual do Bauerngruppe tem o objetivo de preservar e difundir a memória de fatos históricos e o desenvolvimento do Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. O Museu abriga referenciais importantes da história e evolução artística da entidade ao longo dos anos.

        Os conjuntos documentais disponíveis neste projeto constituem importantes acervos de arquivos pessoais, sejam de pessoas comuns ou ilustres, sendo sua organização, digitalização devidamente creditadas. Acredita-se que os arquivos pessoais constituem valiosas fontes de pesquisa, seja pela especificidade dos tipos documentais que o caracterizam, seja pela possibilidade que oferecem de complementar informações constantes em arquivos de natureza pública.

          O projeto, que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, Estrutura Cultural, Acervo e Conservação, Documentação e Referência, Design, Jurídico e Eventos, além da área administrativa e foi elaborado de forma virtual, pois desta forma, é mais fácil alcançar a todos que passarem pelo Bauerngruppe, sem a necessidade de se conhecer, de fato o material físico da associação, que se encontra armazenado e protegido para que sofra menos deságio ao longo do tempo.

          Abaixo, você pode encontrar uma linha do tempo de nossa história. Clique no ano desejado para se deslumbrar com todos os nossos feitos de cada época.

          Abaixo, você pode conferir algumas informações e curiosidades que foram reunidas em coleções com tópicos específicos.

O Museu sempre estará sendo reconstruído, mas é a nossa história que está sempre em evolução.

          Valorizar a diversidade da cultura, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da nossa origem e aproximá-la de todos os nossos associados. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu do Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis.

            O Projeto "Museu Virtual do Bauerngruppe", tendo como idealizador Matheus Sant'Ana Teixeira, presidente do Bauerngruppe em 2021, foi inaugurado em 1º de Abril de 2021, na data de aniversário de 30 anos desta associação e teve como cofundador, Maristela Manso, que se dedicou no resgate histórico para montagem dessa plataforma.